Como diminuir o Turnover da sua empresa

Turnover é o índice que mostra a taxa média entre entrada e saída de colaboradores em determinada organização, e diminuir estes números é uma das principais preocupações dos profissionais da área de gestão de pessoas. 

Mas porque esse assunto precisa de atenção especial? 

A resposta é simples… O treinamento de novo pessoal custa muito mais caro do que simplesmente cuidar para que seus funcionários fiquem ao lado da sua corporação, sem contar as despesas com rescisão contratual e os prejuízos intelectuais e de Networking já que o antigo funcionário levará todo o conhecimento que adquiriu na sua corporação, consigo.

Uma empresa que tem alta rotatividade de funcionários é sempre mal vista pelos que estão de fora, certo? A boa notícia é que as causas desse problema são fáceis de serem corrigidas.

Existem três tipos de fatores diretamente ligados ao Turnover, são eles:

  • Os controláveis: remuneração, condições de trabalho, problemas de relacionamento interno, má gestão, baixa valorização pessoal…
  • Os semi controláveis: baixo rendimento do profissional, hábitos e insatisfações pessoais e deterioração do ambiente de trabalho… 
  • Os incontroláveis: mortes e doenças na equipe, perda de talento para a concorrência, oferta e demanda de oportunidades no mercado, e todos os fatos externos que acontecem fora da empresa.

Mas o que fazer para diminuir o turnover afinal?

Diminua a rotatividade do seu pessoal oferecendo um plano de carreira! Ao poder visualizar até onde podem ir e  de que forma podem chegar lá, os profissionais tendem a controlar melhor sua ansiedade por ascensão profissional. Não se esqueça de ser justo e claro na hora de avaliar quem merece ou não a promoção.

Ofereça um bom pacote de benefícios.

O plano de saúde é o benefício que oferece o melhor retorno ao negócio, já que contribui para um aumento significativo da produtividade individual e coletiva. Se a sua concorrência oferece um bom convênio médico, é claro que sua empresa está deixando de reter os melhores talentos para compor o seu time.

Fortaleça a liderança.

O mundo está em constante mudança, e a geração atual é muito mais dinâmica. O líder de hoje deve ser um facilitador, que saiba dar autonomia e poder de decisão na medida certa.

Invista na “marca de empregadora” da sua empresa.

Crie uma estratégia de marketing e comunicação que traga aos colaboradores (e pretensos colaboradores) o orgulho de trabalhar na empresa. Monte uma estratégia de atratividade e posicionamento de marca que demonstre o quanto a companhia se importa com seus talentos, como investe neles e os valoriza. E claro, que a empresa precisa realmente ter uma cultura de valorização das pessoas. Encontre a melhor forma de demonstrá-la interna e externamente.

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Equipe de Comunicação e Marketing RSIM Consultoria.

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Como resultado firmamos parcerias com as melhores empresas de planos de saúde do país. 

Oferecemos o que existe de melhor em prevenção, acompanhamento e cuidados com a saúde.

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