Você considera que empreender é uma tarefa muito desafiadora e às vezes um tanto dolorosa? Saiba que você não está sozinho… pesquisas mostram que os desafios que vamos conhecer neste artigo, são muito comuns no mundo de quem tem uma empresa. E se você ainda não abriu o seu, pode descobrir que ser seu próprio chefe pode ser mais complicado do que ter um. Vamos lá?
Gestão de pessoas
A grande maioria dos empreendedores brasileiros consideram este o maior desafio de quem administra uma empresa, Já que as pessoas são o maior ativo de uma companhia que quer prosperar. Por isso é tão importante e tão difícil essa tarefa. Até mesmo aqueles empreendimentos de maior sucesso, que crescem continuamente enfrentam desafios na hora de liderar seus times.
Para superar esse desafio, é preciso investir em pacotes de benefícios que fidelizem os funcionários e diminua o turnover da empresa, e também em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.
Gestão financeira
Empreender em um país como o Brasil em crise não é nada fácil, é por isso que esse tópico é a segunda maior dor do empreendedor. 48% dos empreendedores apontam que os custos da empresa estão aumentando acima da receita. É um sinal da pressão da inflação.
Burocracia (Jurídico e regulação)
Os impostos estão em terceiro lugar nesta lista, classificados como desafio extremo. Notamos que empreendedores que estão crescendo mais, focam em outros desafios da empresa que vão além da burocracia, como, por exemplo, aqueles ligados à expansão do negócio.
Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação. O grupo que mais sofre em inovação são os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).
As empresas desse setor com maior potencial de crescimento estão buscando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.
Marketing e vendas
Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas.
Quando observando os sub-desafios que os Empreendedores Gerais mais destacaram, o cenário já é um pouco diferente: a satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção deles, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores sub-desafios estão ligados a retenção e geração de novos clientes.